Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Rendarte

 Mês de maio passado, fui ao Hospital de Câncer de Pernambuco, para a inauguração do espaço onde serão realizados os cursos e oficinas do Projeto Rendarte - Renda e Arte dos Amigos do Hospital de Câncer de Pernambuco, que tem como objetivo principal, humanizar o ambiente hospitalar, através da realização de cursos e oficinas de arte e artesanato, tendo como público alvo, os pacientes em tratamente contra o câncer e seus familiares.

A proposta é fantástica. Imaginem vocês o que é ficar meses e meses dentro de um hospital, seja como paciente ou como acompanhante, sem ter nada para fazer a não ser pensar na doença que tenta se apoderar da vida. Aí se vê claramente a relatividade do tempo, duas horas paradas para quem está lá, vivendo o que eu costumo chamar de "horas vazias", passam infinitamente mais lentas que duas horas de atividades prazerosas nossas, aqui, do lado de fora.

Com o projeto, além de ocupar o tempo de forma agradável, há ainda a qualificação dos participantes através do trabalho artesanal, junto com a possilidade de geração de renda e além de não pagar nada para aprender, ainda ganha uma das duas peças produzidas durante o aprendizado. A outra é colocada para venda na lojinha e nos eventos que o projeto participa, como forma de garantir a sustentabilidade dele, que ainda recebe apoio da Petrobrás, Receita Federal e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A partir de julho estarei realizando, junto com outras voluntárias, oficinas de biojóias e bolsas customizadas, dentro da programação de cursos do projeto.
Com imenso prazer e boa vontade.


Rita Stabile, que é da Comunicação e Responsabilidade Social da Petrobrás, está à frente do projeto e eu não vejo a hora de colocar as mãos na massa! Vou fotografar tudo para mostrar aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário