Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Na contramão do Fast Fashion (Por Márcia E. Gama, Portal hiper Fashion)

Chiara Gadaleta lança oficialmente o Instituto Ser Sustentável com Estilo, no Rio de Janeiro
por Márcia E. Gama (Matéria publicada no Portal Hiper Fashion e que posto aqui pela qualidade na cobertura do evento)

A criadora do Instituto Ser Sustentável com Estilo, a apresentadora Chiara Gadaleta, posa ao lado da designer de biojoias Patrícia Moura / Foto: Márcia Gama @ RG Multimídia


Na tarde de quinta-feira, dia 13 de janeiro, a apresentadora e consultora de moda, Chiara Gadaleta, lançou oficialmente o Instituto Ser Sustentável com Estilo, no Palácio Gustavo Capanema, centro do Rio de Janeiro. O lançamento ocorre após quatro anos de pesquisa de campo e mapeamento de projetos por todo o Brasil. Os primeiros integrantes do Instituto foram apresentados ao público com um desfile especial no jardim do Palácio.

De acessórios de prata reciclada a tecidos feitos com algodão orgânico e tingidos naturalmente, os produtos dos 13 participantes representam diferentes esferas da cadeia produtiva da moda. O principal objetivo do Instituto é ligar essas etapas e incentivar a troca de experiências, sempre buscando promover a sustentabilidade, economia criativa e capacitação dos envolvidos.

Nomes como Patricia Moura, Ronaldo Fraga, Luciana Galeão e Lourdinha Oliveira, entre outros, integram o time do Instituto. Cada um desses designers emprega de alguma forma comunidades, ONGs ou institutos que fomentam a produção e valorização de itens locais com mão de obra nacional.

Ao ser incluído no #SSE, parceiros terão valor agregado a produção, uma vez que ele dissemina novas práticas da moda em um ciclo virtuoso em prol da mudança de paradigma da sociedade. O Instituto atua como uma frente a favor da moda sustentável com diversas ações - palestras, workshops, exposições. Uma nova sociedade fashion é possível!

O #SSE é baseado em sete pilares: valorização das capacidades locais, comércio justo, capacitação e inclusão social, uso de materiais orgânicos, reciclagem/reaproveitamento e upcycling, artesanato com design e, por último, moda sustentável com prestígio e memória nacional.

Em entrevista à HFtv, Ghiara contou que o momento crucial que a despertou para a necessidade de mobiliação ocorreu anos atrás, quando precisou avaliar a possibilidade de produzir as peças de sua grife na China, o que para ela era um absurdo, a partir de então Chiara vem se envolvendo cada vez mais com as questões socio-ambientais que a levaram à criação do Instituto. A entrevista na íntegra você confere logo mais na HFtv.

Entre as ações previstas para ocorrer durante 2011 estão diversas palestras, oficinas de customização, desfiles, exposições e pop-up stores juntos e misturados pelo Brasil no projeto Giro #SSE.


 Desfile de lançamento #SSE / Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário