Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONVITE FENEARTE

Está chegando a 12ª edição da Fenearte, Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que acontecerá no período de 01 a 10/07 no Centro de Convenções de Olinda, PE. Estarei apresentando no stand 259 a Coleção Primitiva, desenvolvida para as quatro estações deste ano de 2011.



Em paralelo, será lançada a Linha de acessórios "Pedras", com acabamanto banhado a ouro, para atender às meninas mais básicas e clássicas.


Serão apresentadas também, criações produzidas em parceria com as caprichosas integrantes do Projeto Rendarte - Renda e Arte dos Amigos do Hospital de Câncer de Pernambuco.

Neste Ano Internacional das Florestas, que usei como ponto de partida para o desenvolvimento da Coleção Primitiva, optei por não seguir o rigoroso calendário imposto pela industria da moda, que determina o lançamento de duas coleções anuais e assim, a Coleção Primitiva está sendo construída durante todo o ano de 2011, num ritmo sereno, mas com a diversidade das cores e formas do universo florestal, de modo que eu possa seguir criando para as mulheres de qualquer parte do planeta, peças exclusivas que poderão ser usadas em todas as estações, sem que eu, como criadora, perca meu vital prazer de criar em função do ritmo frenético imposto pela mudança de coleção a cada seis meses.

Com esta opção de trabalhar na contramão da urgência, estou muito mais feliz e, como consequencia natural, as mulheres que usam minhas criações ganham peças mais bonitas e, por serem atemporais, com vida útil prolongada.

E será assim que seguirei trabalhando para produzir minhas criações de forma mais saudável, sustentável e consciente.

Aguardo vocês.

FENEART - Stand 259
01 a 10 de Julho de 2011
Centro de Convenções de Olinda/PE

www.patriciamoura.com
patriciamourabiojoias.blogspot.com
Twitter: patriciamourabr
Facebook: www.facebook.com/patriciamoura.biojoias

domingo, 12 de junho de 2011

A Matéria Prima Natural

A partir de agora, periodicamente, estarei apresentando aqui um pouco da matéria prima natural que uso em minhas criações, para que você perceba o quanto é fascinante e belo o trabalho desenvolvido com os insumos que a terra oferece, que é sazonal e a oferta varia de acordo com cada estação do ano.
Ter ou não ter determinado tipo de semente não é um problema para mim, que trabalho embalada e de acordo com o ciclo natural da vida florestal.
Não sou radical quanto ao uso de metais na finalização de minhas criações, acho que podemos tudo, desde que o processo seja feito de forma consciente e equilibrada, mas faço sim restrições ao uso de alguns insumos, a exemplo das penas de aves. Devo ter feito, nestes seis anos trabalhando na criação de biojóias, uns três ou quatro colares usando penas, mas em minhas leituras, tomei conhecimento do comércio clandestino de pássaros silvestres, com o objetivo único de comercialização das penas, assim, para não estimular esse comércio ilegal (e imoral), imediatamente parei de usar.
Também deixei de usar os corais. Amo, acho belíssimo, mas um dia estava expondo numa feira e uma visitante me questionou sobre as peças com coral, mostrei o que tinha disponível e a cada peça apresentada, ela colocava as mãos no rosto, dizendo "Ó meu Deus", que eu achava ser de encantamento, mas ao final, descobri que a moça era bióloga e o ´´Ó meu Deus" dela era de tristeza, pois cada pedaço de coral usado em meus colares, era um coral a menos no mar. Fiquei tão absolutamente envergonhada que nunca mais ousei chegar perto de um coral, a não ser para admirar a beleza.
Tem sido assim, cada dia aprendo mais, respeito mais e reverencio mais a natureza generosa que tornou-se minha grande e maior parceira de trabalho, além e fonte maior de minha inspiração.
Faz algum tempo que quero apresentar esse universo fantástico para vocês, assim, resolvi começer pelo açaí

AÇAÍ- Nome científico : Euterpe olearacea Mart
Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia.
O açaizeiro faz parte da família das palmáceas. Esta palmeira brasileira é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapó, várzea e nas matas de terra firme, e com menos frequencia, em terrenos mais afastados e locais pantanosos. Ocorre predominantemente na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Palmeira delgada e alta que pode atingir uma altura de 20 a 25 metros. O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.
Cachos de flores miúdas amarelas, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.
Frutos pequeninos, redondos, roxos, quase pretos agrupados em cachos pendentes. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.
O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de um trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.
Frutificação de outubro a janeiro.

FONTE: http://www.arara.fr/BBACAI.html

Aqui, algumas peças de várias coleções, criadas com sementes de açaí.









Volto em breve com notícias da bela jarina, nosso marfim vegertal.

sábado, 11 de junho de 2011

2 Primas na Moda Sustentável Pernambucana

Na quinta-feira, 09/6, fui ao coquetel que a marca 2 Primas ofereceu para celebrar o inverno. As queridas Patrícia Brito e Mayara Pimentel, primas e sócias na marca, receberam com carinho, blues, espumante e buffet orgânico, combinação perfeita e que resultou numa noite super agradável.

Já tinha visto a coleção das meninas por fotos e dois dias antes, conheci algumas peças que mostraram em nossa palestra no SENAC, mas maravilhada mesmo fiquei quando conheci o showroom. Elas apresentam uma coleção (outono inverno) primorosa, que deixa mudo qualquer ser que, preconceituosamente, ainda acredite que moda sustentável é coisa para "bicho grilo natureba".

A marca 2 Primas propaga o Lohas (Estilos de Vida de Saúde e Sustentabilidade), adotando parâmetros de produção de baixo impacto ambiental e de responsabilidade social
O tecido orgânico, tingido com pigmentos naturais extraídos da flora brasileira, realça a maciez dando um toque aveludado a cada peça, proporcionando uma cartela de cores que é uma festa para os olhos.

Saí de lá com imensa alegria e um forte sentimento de orgulho por ver Pernambuco e o Brasil mergulhando, de uma forma tão profissional, na moda sustentável.
Complementando os looks 2 Primas, estavam na exposição, acessórios meus, da Katia Costa Pinto e Prazeres Accioly.
Vejam se não tenho razão por estar maravilhada:

Pedaços de tijolos foram usados para formar a estampa exclusiva para as peças em seda pura, remetendo ao chão batido do sertão nordestino

                                                    Preparação do algodão organico para o tingimento



O Pau Brasil proporciona a cor violeta aroeira



                                           A alfafa dá o tom do verde




                                      O azul índigo é resultado do extrato de anis
O showroom 2 Primas

As sócias Mayara e Patrícia com a top Nayara Berenguer

                            Acessórios Patricia Moura, Prazeres Accioly e Katia Costa Pinto compondo os looks


                                           
                                           Parte da cartela de cores 
 

                          O povo lindo da produção do Nestor Mádenes, que foi o responsável pelo lookbook da marca

                                          A boa música da banda Babi Jaques e Os Sicilianos

                                           Prazeres Accioly e nossa assessora de imprensa Ariella Dias


                                          Cantogrão, responsável pelo buffet orgânico delicioso


                             Nestor Mádenes, Prazeres Accioly, Cristina Balari and eu com meu colar novo de madeira, capim dourado e rami e uma maxi pulseira de sementes coloridas e coco. :-)

A estilosa Julia Salgueiro, do www.modamodamoda.com.br

Só alegria

Tudo muito bom. Adorei!

SERVIÇO:
E-mail: contato@2primas.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

SENAC - Palestra Design de Moda e Sustentabilidade

Ontem, dia 07/6 estivemos no SENAC, eu, Tiana Santos, Maria Ribeiro, Mayara e Patricia (2 Primas), atendendo convite de Clarissa Soter, que é professora do curso de Moda na instituição, para participar da palestra Design de Moda e Sustentabilidade, assim, cada uma de nós contou um pouco sobre o olhar e a experiência com a moda sustentável.
Foi uma tarde super bacana, pois além da boa comunicação entre nós e as meninas da turma, pude conhecer pessoalmente a Maria Ribeiro, Mayara e Patrícia, da marca 2 Primas, todas que já conhecia através do universo virtual.
Levamos também, além da palavra, peças de nossas coleções, que foram apresentadas numa pequena exposição.
Adorei tudo e trouxe o registro fotográfico para vocês.




 Clarissa Soter, nossa anfitriã abrindo nossa conversa.

                                Mayara e Patricia (2 Primas)

                                Tiana Santos

                                  Maria Ribeiro

                                         Eu

                                            Sala cheia.

 Após a palestra, as meninas alunas conhecendo e experimentando nossas criações


 A ganhadora do anel que sorteei após a palestra.

 As meninas super tops Mayara e Patrícia, da marca 2 Primas, posando com as criações de rami que desenvolvi e executei em parceria com as integrantes do núcleo de Fibras do Projeto Rendarte.



Adorei ter participado, falar sobre minha experiência e amei estar com gente tão bacana.