Quando idealizei o COLETIVO BRASIL- MODA SUSTENTÁVEL em julho passado, foi inspirada na beleza de meus dias em Bonito/MS e maravilhada com as marcas que encontrei na exposição de moda sustentável que participei, a convite do Mercado Mundo Mix (SP).
Lá começou tudo, fortaleceu no Paraty Eco Fashion, depois em Recife, São Paulo, Natal, seguimos agregando, mas nunca passou por minha ruiva cabecinha que apenas cinco meses depois do pensamento inicial, estaríamos lançando nacionalmente nosso COLETIVO BRASIL- MODA SUSTENTÁVEL aqui, no meu Recife e num evento que é puro charme, o Moda Recife.
Somos trinta marcas e profissionais voluntários diretamente ligados, gente cheia de atitude, recebendo mais 20 artesãos como afilhados, todos unidos voluntariamente, somando. Seremos muito mais e sem fronteiras. Eu acredito que é assim que se muda o mundo. E você?
Conheça o Coletivo Brasil:
“Sustentável,adj. que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por longo período”. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)
Mesmo parecendo redundância, esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao ambiente em que vive é plenamente compreendido como um ideal a ser alcançado. Nesse contexto, entendemos que sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim. A sustentabilidade nos conceitos atuais envolve também relações trabalhistas, direitos humanos, meio ambiente e, entre outros segmentos, a moda.
Baseado nesse conceito nasceu o Coletivo Brasil - Moda Sustentável, movimento nacional de vanguarda, que visa promover e popularizar, dentro e fora do Brasil, a moda sustentável brasileira e seus princípios socioambientalmente éticos.
Recife, capital nordestina que é referência brasileira na produção de moda sustentável, foi escolhida para sediar o lançamento nacional do movimento e para tanto, o Moda Recife, que nesta quarta edição abre os braços para a moda sustentável, será palco desse lançamento e assim, além de apresentar o primeiro desfile do Coletivo Brasil, o evento pernambucano abrirá a sua segunda noite com um bate papo em mesa redonda formada por profissionais com reconhecimento nacional, ligados a moda brasileira: Danielle Ferraz, premiada jornalista especializada em sustentabilidade, consultora de moda colaboradora do programa Mais Você (Rede Globo) e Paulo Fernando, publicitário apaixonado por moda, que está à frente do portal Comunidade Moda e irão se juntar a criadores pernambucanos para falar de moda socioambientalmente correta. Além disso, o grupo de marcas pernambucanas integrantes do Coletivo Brasil - Moda Sustentável, composto por Patrícia Moura, Tiana Santos, Cristina Balari, Maria Ribeiro, 2primas e Prazeres Accioly estará apresentando exposição coletiva no hall do shopping Paço alfândega, onde acontecerá o evento.
ABAIXO, apresentação sintetizada do Coletivo Brasil – Moda Sustentável.
Serviço:
Moda Recife - Paço Alfândega - 25 e 26/11/2011
Coletivo Brasil - coletivobrasil@gmail.com / Twitter: coletivobr
COLETIVO BRASIL - MODA SUSTENTÁVEL
ApresentaçãoO Coletivo Brasil - Moda Sustentável- nasceu com a idéia central de criar um movimento de vanguarda, cuja proposta é reunir e apresentar à sociedade brasileira e internacional, o DNA da moda sustentável nacional, mostrando que é possível desenvolver moda economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa.
Para tanto, foram convidados criadores reconhecidamente comprometidos com a proposta sustentável, que aceitaram o desafio de promover e popularizar esse novo conceito de fazer moda.
O Coletivo Brasil – Moda Sustentável reúne, neste primeiro momento, cerca de trinta profissionais diretamente envolvidos, entre designers, estilistas, fotógrafos, jornalistas, modelos, além de mais de trinta artesãos que foram capacitados por integrantes do movimento e que estão se juntando ao Coletivo Brasil, “apadrinhados” por integrantes do movimento, como forma de promover a inclusão social e profissional dos grupos, todos igualmente engajados e dispostos a difundir a proposta da sustentabilidade na vida e na moda.
Objetivo
O Coletivo Brasil - Moda Sustentável é uma reunião harmônica das identidades de cada marca. O trabalho individual dos participantes é fruto de pesquisa e trabalho coerentes com os princípios da sustentabilidade e todos juntos apóiam a proposta do movimento de valorização institucional, popularização e, por conseqüência, fortalecimento da moda sustentável brasileira.
Justificativa
Pela experiência adquirida, desenvolvida e baseada nos princípios socioambientais, os integrantes do movimento estão empenhados, individual e coletivamente, em promover e incentivar o intercâmbio entre artesãos, ativistas, designers, artistas de diferentes regiões do país e exterior, com o propósito maior de desmistificar a banalidade comercial do tema, além de romper barreiras estéticas, ao unir distintas interpretações sobre sustentabilidade, agindo em conjunto, de maneira simples, descomplicada, desburocratizada e de forma independente.
Metodologia
Trabalhando para o bem comum, todos os integrantes do Coletivo Brasil - Moda Sustentável são voluntários, cujas ações, decididas e concretizadas em conjunto, são em benefício do todo e visam divulgar, promover e popularizar a moda sustentável através de movimentos que estimulem e despertem a consciência social.
Recursos materiais e financeiros
Como o Coletivo Brasil - Moda Sustentável não tem fins lucrativos, não trabalhará com captação de recursos, nem com ações envolvendo negociações em dinheiro. Cada integrante arcará com possíveis custos pessoais de investimento, no envio de produtos para ações em grupo, bem como as despesas com produção de editoriais e exposições.
Conclusão
O Coletivo Brasil - Moda Sustentável deseja, através de uma proposta simples e despretensiosa, apresentar à sociedade um novo formato, mais humano e justo, de desenvolver, promover e consumir moda.
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