Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

2011 - Ano Internacional das Florestas

A Assembléia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, adotou a Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de dezembro, declarando o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Atividades em apoio ao ano internacional terão como foco, a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável. O Ano Internacional das Florestas auxiliará a mobilização da comunidade mundial a se juntar e trabalhar com governo, organizações internacionais e grupos para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável para as gerações atual e futuras. A Secretaria do UNFF - Fórum de Florestas das Nações Unidas, será o ponto focal para a implementação do Ano Internacional das Florestas. (Fonte: UNFF - Rede SBS)


Cuidar das florestas não é, em absoluto, missão somente dos governantes mundiais, mas fundamentalmente, uma OBRIGAÇÃO humana que herdamos de nossos antepassados e deixamos de herança para nossos filhos, para a humanidade, assim, será de vital importância que, aproventando o tema da ONU, nos unamos num movimento único, governos, sociedade organizada e cada cidadão que habita este planeta já não tão verde, para trabalhar com idéias e atitudes que façam a diferença na melhoria de uma qualidade de vida mais saudável e  menos instável.
Nem precisamos ir até as florestas mais distantes. Individualmente podemos começar esse despertar na nossa casa, rua, bairro, cidade, nos parques, na internet, na palavra, enfim, na conscientização de nossa responsabilidade. Cada movimento positivo, cada árvore plantada ou não arrancada, somado, fará a diferença no conjunto da obra, porque uma população inteira, começa por cada cidadão e todas as florestas do mundo juntas, começam pela individualidade de cada árvore.
 
Em uma entrevista ao Portal das Jóias (http://www.portaldasjoias.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=344&Itemid=46) , eu dizia algo que quero repetir aqui:
 
"Quero concluir esta entrevista lembrando as palavras de Valter da Rosa Borges, escritor pernambucano:


  “Uma folha que cai desarruma o universo. O respiro de uma ave afeta o clima da Terra.
O balançar de uma teia de aranha afeta a galáxia. Uma criança que nasce muda o destino do mundo.
Cada gesto de amor salva toda a humanidade”.

Não podemos olhar a vida de cada um como um fato isolado. Somos o conjunto da obra “Terra” e estamos todos num único barco, árvores, bichos, ar, solo, mar, humanos. Tudo e todos interferem na vida uns dos outros. O amor é muito mais abrangente do que aquele que doamos aos que estão próximos, nossos filhos, pais, amigos, nosso lar, nosso jardim. Diante da grandeza do universo, esse tipo de amor é pouco, embora seja a base de tudo. É preciso tratar o planeta como tratamos nossa sala de visita, nosso jardim. Ninguém, em sã consciência, joga o lixo da cozinha no meio da sala, nem rouba as flores cultivadas no seu jardim, para vender por dois tostões. Diz um antigo provérbio do Quênia:

“Trate bem a terra. Ela não lhe foi doada pelos seus pais. Ela foi-lhe emprestada pelos seus filhos”.

Compreender o que os quenianos querem dizer já é, por si só, uma declaração de amor aos nossos filhos, netos e à humanidade como um todo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

“É um modelo de desenvolvimento que harmoniza o crescimento econômico com a promoção da igualdade social e da preservação do patrimônio natural, garantindo que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas, sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras. Esse modelo de desenvolvimento exige que o crescimento da economia ocorra de forma integrada à preservação do ambiente, ao manejo adequado dos recursos naturais, assim como ao direito dos indivíduos à cidadania e qualidade de vida”.

Definição extraída do site http://www.insea.org.br

É isso!

3 comentários: