Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

MANUFATURA

MANUFATURA é um movimento que nasceu da vontade de seis criadoras que vivem em Recife, Pernambuco, realizar ações que promovam local, nacional e internacionalmente a moda pernambucana que tem sua produção baseada na valorização da moda como expressão de arte e do artesanal, aliados ao compromisso socioambiental. Somos eu, Tiana Santos, Prazeres Accioly, Kátia Costa Pinto, Cristina Balari e Magali Marino
Ariella Dias, da Attiva Comunicação, Cristina Balari, Tiana Santos, Prazeres Accioly, eu, Katia Costa Pinto e Magali Marino/Gertrudes, na assinatura do contrato com a Attiva Comunicação.

O lançamento do movimento já aconteceu em São Paulo, com a I Mostra de ModaEco Pernambucana, em exposição durante todo este mês de maio no Espaço Moda do Futuro, que tem a frente a jornalista e consultora de moda Danielle Ferraz, especializada em moda sustentável e sua irmã e sócia Fabiane Namura. A Mostra foi um sucesso e amplamente noticiana na imprensa nacional, com um público muito acima das expectativas.  Uma alegria imensa para todas nós.

Aqui em Recife, o lançamento do MANUFATURA acontecerá no proximo dia 16/06, no Espaço Gertrudes.
Antes disso, venho contar as novidades sobre os preparativos.
Segue uma mostra do trabalho de cada uma das seis integrantes do projeto.
 .
 Patrícia Moura Biojóias

 Tiana Santos e o reuso de embalagens PET

 Prazeres Accioly e seu tear manual

 Magali Marino assina a Gertrudes.

 Katia Costa Pinto cria adornos para o corpo

Cristina Balari está a frente da Brilac - acessórios criados com lacres.

sábado, 21 de maio de 2011

Fernando Perdigão e o luxo rendado.

Conheço Fernando há mais de 30 anos, passamos boa parte de nossas vidas freqüentando os mesmos lugares, com muitos amigos em comum, vivendo na linda e pacata Maceió. Desde sempre, vi seu envolvimento com nosso rico artesanato, promovendo a renda de filé em seus eventos de moda super conceituais e arrojados (na época eu era modelo, sempre senti e-nor-me desejo de fazer parte, nunca consegui :-/).
                                                 O artista plástico Fernando Perdigão

O filé é uma renda típica das Alagoas que teve sua origem nas margens das belas lagoas Mundaú e Manguaba, mais precisamente no Pontal da Barra, entre as mulheres de pescadores que enquanto esperavam seus maridos com o pescado do dia, aproveitavam o trançado das redes de pesca para bordar sobre ele os mais variados pontos, criando uma teia de rara beleza e originalidade. Arte que foi passada de geração a geração, ganhando espaço em vários outros estados nordestinos.
                                                                                   O filé

Fernando, sempre a frente de seu tempo, incrementou (sem perder o foco) a produção artesanal originada do filé e não apenas criou uma moda inovadora, promovendo um novo conceito estético que valorizou ainda mais o criativo trabalho das artesãs, como também desenvolveu uma linha inacreditavelmente bela de objetos de decoração, onde o filé tecido com linha de seda, aliado a diversos tipos de insumos naturais, a exemplo de talos, fibras e rendinhas do coqueiro, fazem a festa para os olhos de qualquer mortal de bom gosto.

Como vivo em Recife há quase nove anos, somado a tantos outros que vivi em Manaus, acabei por perder de vista o Fernando e suas criações e, para minha imensa alegria, ao voltar em Maceió para participar do Encontro Internacional de Negócios, promovido pelo Sebrae, reencontrei o criador e a criação, digo, encontrei a criação exposta em uma ilha criada especialmente para o evento e, maravilhada, registrei tudo com minha câmera antes mesmo de saber quem era o criador. Tão grande foi minha surpresa quando, bem ao final do evento, reencontro o Fernando, depois de muuuuuuuuitos anos sem contato. Fiquei extasiada quando soube que aquela ilha mágica era dele. Bobagem me sentir assim, elementar que fosse dele, quem mais poderia criar algo tão incomum e belo?




Sou fã, sempre fui, agora sou mais, porque o Fernando Perdigão é um dos heróis da resistência. Bravamente superou as dificuldades em promover o artesanal, criar arte, valorizar o belo, tarefa realmente árdua num país que pouco apóia seus artistas, menos ainda na região nordeste. É mesmo motivo de grande felicidade e orgulho para mim e como não sou egoísta, vim partilhar a beleza com vocês.

Palmas para ele!

domingo, 15 de maio de 2011

Encontro Internacional de Negócios - ENIN

 Fui convidada pelo Sebrae/PE para participar do Encontro Internacional de Negócios – ENIN, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas-FIEA/CIN, em Maceió, nos dias de 12 e 13 de maio último.
Esta foi minha segunda participação num encontro internacional com compradores, cujo objetivo é promover o acesso a novos mercados e, apesar de já exportar há alguns anos, estar num evento assim é mesmo uma experiencia enriquecedora e produtiva.
Antes do evento, o Sebrae realizou dois dias de oficinas para orientar e capacitar os empresários nos procedimentos necessários para uma boa comercialização internacional.

As palestras foram ministradas por vários especialistas em comércio exterior e representantes de instituições parceiras da Rede ExportaPE.
E assim, no dia 11/5 viajamos em caravana para Maceió. Empresários dos mais variados segmentos, muitos deles, artistas plásticos e artesãos como eu, em companhia da Margarida Collier (Acesso a Mercados/ Sebrae), do consultor José Antônio Pimentel, especialista em comércio exterior. Lá encontramos Marcela Cardoso, da FIEPE

A caravana pernambucana

O evento, apesar de algumas falhas estruturais, foi incrível. Estar em contato com compradores de várias regiões do planeta é sempre infinitamente melhor do que negociar através da relação virtual, como acontece nos meus processos de exportação.
Cada um de nós recebeu um stand para expor nossos produtos e o conjunto da obra ficou muito bom. O nordeste dá um banho de beleza, seja nos objetos de decoração, acessórios ou vestuário, além da riqueza na gastronomia, a exemplo do tradicionalíssimo bolo de rolo pernambucano, biscoitos, cachaças.

Cada empresário comprador, visivelmente encantado, estava acompanhado de um tradutor e de um "anjo", que procurava atender a qualquer necessidade que ampliasse as possibilidades de realização de negócios. Os encontros aconteciam de acordo com uma agenda previamente elaborada e a equipe alagoana que coordenou o evento chamou atenção pela dedicação e presteza com que recebeu a todos nós.
O grupo de Pernambucano conquistou meu coração. Quantas pessoas fantásticas eu conheci. Foi mesmo uma benção fazer parte.
Aqui estão algumas imagens que registrei durante o evento.
Prazeres Accioly
O Consultor Pimentel

Campo Fertile (com Margarida Collier e Pimentel)
Gente super bacana.
Compradoras polonesa e alemã
Artes e Ofício

Arte Cupira
Eu Q Fiz
Artesign


Oficina de Formas
Empresárias polonesa e alemã
Paulo Caldas
Ondas Moda Praia
Marchetaria Morais
Tribos
 Tita Araújo

Cachaça orgânica Sanhaçu

Bolo de rolo Dellidoces
Arte Reveste












































Fica aqui minha sugestão: Quer exportar? Procure o Sebrae para se qualificar. Quer seguir exportando? Seja maleável. É fundamental a adequação do seu produto à realidade de cada país.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inaugurada a I Mostra de ModaEco Pernambucana no Espaço Moda do Futuro - SP

(Por Danielle Ferraz)

Ontem o Espaço Moda do Futuro começou o dia com festa — uma festa à moda pernambucana, com direito a ambientação inspirada nas cores e no folclore nordestino assinada pela querida Letícia Alencar.

E, como toda boa festa pernambucana, foi um burburinho daqueles! Muitas visitas o dia todo curiosas com o incrível trabalho das seis criadoras que participam da Mostra: Patrícia Moura, Thiana Santos; Cristina Ballari; Katia Costa Pinto; Prazeres Accioly e Magali Marino — todas experts em transformar matérias-primas naturais ou reutilizadas descartadas em uma moda cheia de personalidade, qualidade e beleza.

Para dar “àgua na boca” deixo vocês com uma pequena amostra da nossa ambientação e das peças expostas, reiteirando o convite para nos visitar: I Mostra de ModaEco Pernambucana vai até 31/5. Programe-se!

Todo mundo se encantou com as peças de PET de Thiana Santos e sua criativa embalagem: o fundo da garrafa com acabamento impecável de fechamento em flor! Fizeram também sucesso os cintos de lacre de Cristina Ballari. As duas, como se vê, especialistas em upcycling.


Flores para Patrícia: vaso com flores feitas a partir de reutilização expõe linda biojoia assinada por Pat Moura

Nossa "maneca" com look Gertrudes, colar de resíduos de madeira Patrícia Moura e carteira feita com fios de telas de proteção reciclados Prazeres Accioly

Os adornos corporais assinados por Katia Costa Pinto, como esse, que transforma-se num colar inusitado que pode ser usado de várias formas, conquistou as clientes mais arrojadas


Materiais inusitados como fios reciclados de telas de proteção, palha, seda e couro de peixe são as matérias-primas para Prazeres Accioly criar incríveis carteiras, daquelas que vão bem tanto com jeans quanto com um look mais formal

Colares, colares, colares! Quer coisa melhor para personalizar o visual?


Ambientação linda feita a partir de reutilizações!

Brilac por Cristina Ballari: mais uma prova de é possível o luxo a partir do descarte

No Espaço Moda do Futuro com Letícia Alencar, expert que trouxe o calor de pernambuco com muito bom gosto à nossa Mostra.

Aqui, uma amostra de que, seja na moda ou na decoração, é possível aliar modernidade, sofisticação e sustentabilidade.
E breve, breve postaremos o coquetel — e as queridas visitas que deram as boas vindas a esse time pernambucano que nos enche de orgulho dos vanguardistas criadores nacionais.
---------------------------------------------
E eu, junto com Thiana Santos, Cristina Balari, Katia Costa Pinto, Prazeres Accioly e Magali Marino, criadoras da I Mostra de ModaEco Pernambucana, só temos a agradecer a esse time de mulheres super competentes, comprometidas com a moda sustentável nacional, por terem abraçado o nosso movimento de valorização da moda eco pernambucana.

Depois volto aqui com mais imagens da inauguração da mostra.
Deixo um abraço feliz e fraterno.