Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Encontro Internacional de Negócios - ENIN

 Fui convidada pelo Sebrae/PE para participar do Encontro Internacional de Negócios – ENIN, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas-FIEA/CIN, em Maceió, nos dias de 12 e 13 de maio último.
Esta foi minha segunda participação num encontro internacional com compradores, cujo objetivo é promover o acesso a novos mercados e, apesar de já exportar há alguns anos, estar num evento assim é mesmo uma experiencia enriquecedora e produtiva.
Antes do evento, o Sebrae realizou dois dias de oficinas para orientar e capacitar os empresários nos procedimentos necessários para uma boa comercialização internacional.

As palestras foram ministradas por vários especialistas em comércio exterior e representantes de instituições parceiras da Rede ExportaPE.
E assim, no dia 11/5 viajamos em caravana para Maceió. Empresários dos mais variados segmentos, muitos deles, artistas plásticos e artesãos como eu, em companhia da Margarida Collier (Acesso a Mercados/ Sebrae), do consultor José Antônio Pimentel, especialista em comércio exterior. Lá encontramos Marcela Cardoso, da FIEPE

A caravana pernambucana

O evento, apesar de algumas falhas estruturais, foi incrível. Estar em contato com compradores de várias regiões do planeta é sempre infinitamente melhor do que negociar através da relação virtual, como acontece nos meus processos de exportação.
Cada um de nós recebeu um stand para expor nossos produtos e o conjunto da obra ficou muito bom. O nordeste dá um banho de beleza, seja nos objetos de decoração, acessórios ou vestuário, além da riqueza na gastronomia, a exemplo do tradicionalíssimo bolo de rolo pernambucano, biscoitos, cachaças.

Cada empresário comprador, visivelmente encantado, estava acompanhado de um tradutor e de um "anjo", que procurava atender a qualquer necessidade que ampliasse as possibilidades de realização de negócios. Os encontros aconteciam de acordo com uma agenda previamente elaborada e a equipe alagoana que coordenou o evento chamou atenção pela dedicação e presteza com que recebeu a todos nós.
O grupo de Pernambucano conquistou meu coração. Quantas pessoas fantásticas eu conheci. Foi mesmo uma benção fazer parte.
Aqui estão algumas imagens que registrei durante o evento.
Prazeres Accioly
O Consultor Pimentel

Campo Fertile (com Margarida Collier e Pimentel)
Gente super bacana.
Compradoras polonesa e alemã
Artes e Ofício

Arte Cupira
Eu Q Fiz
Artesign


Oficina de Formas
Empresárias polonesa e alemã
Paulo Caldas
Ondas Moda Praia
Marchetaria Morais
Tribos
 Tita Araújo

Cachaça orgânica Sanhaçu

Bolo de rolo Dellidoces
Arte Reveste












































Fica aqui minha sugestão: Quer exportar? Procure o Sebrae para se qualificar. Quer seguir exportando? Seja maleável. É fundamental a adequação do seu produto à realidade de cada país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário